+55 41 3332.4060

Notícias

22 de março de 2016 - às 17:56h13

CURIOSIDADE: Como funciona o ar-condicionado de um avião?

O ar-condicionado mantém o conforto térmico – e a nossa alegria em alta – não somente em ambientes residenciais e/ou empresariais, ele está presente em diversos locais por onde passamos e, muitas vezes, nem nos damos conta. Um desses lugares é o avião.

 

Todo mundo sabe que a presença do ar-condicionado em aviões é imprescindível, isso porque, a tantos metros de altura, é impossível abrir as janelas de um avião e aproveitar o ventinho batendo no rosto, assim, para garantir um ambiente agradável, com conforto térmico, e sem transtornos durante a viagem, a presença do ar-condicionado é necessária.

 

Mas será que o aparelho de ar-condicionado presente nos aviões funciona da mesma maneira que os demais aparelhos que conhecemos?

 

O ar-condicionado é projetado de acordo com as necessidades de cada diferente ambiente que atenderá, assim, para os aviões, o sistema é diferenciado! Abaixo, trouxemos um esquema referente ao Boeing 777, no entanto, o sistema é semelhante para os demais, veja:

 

pack_ciclo_ar_aviao

 

Os números 1 e 2 correspondem às entradas e saídas de ar, sendo localizadas na “barriga” do avião. Conforme o avião levanta voo, a passagem de ar será constante. O número 3 corresponde a um ar muito quente vindo do motor, e é para refrigerar esse ar quente vindo do motor que o ar vindo de 1 e 2 serve.

 

O número 4 refere-se a entrada do Reheater, por onde o ar passa, e aí vai para o condensador, que é representado pelo número 5, onde sofrerá uma brusca queda de temperatura, causando grande umidade. Para resolver o problema, surge o número 6 – o coletor de água – que remove a água do ar, por meio de um processo de centrifugação.

 

Com todo esse processo em andamento, é possível proporcionar aos passageiros um ambiente agradável, com conforto térmico, mesmo que estes, muitas vezes, não tenham a menor ideia da complexidade do processo.

 

Ainda para fins de curiosidade, saiba que o compressor de um ar-condicionado Split gira, aproximadamente, a 3.000 RPM (rotações por minuto), sendo que o compressor do aparelho do avião gira a cerca de 60.000 RPM!

 

A parte mais importante de toda essa complexidade é o resultado final: um local com temperatura agradável para morar, viajar ou trabalhar. Não perca tempo, venha já para a Hiperar e encontre o ar-condicionado para empresas ou residências, mais adequado de acordo com as suas necessidades!

 

Fonte: Portal da Refrigeração