CONFORTO TÉRMICO NO AMBIENTE DE TRABALHO RESOLUÇÃO Nº 9 DA ANVISA
Diversas pesquisas já provaram que o bom desempenho dos funcionários no ambiente de trabalho está relacionado a diversos fatores ligados ao ambiente, inclusive a temperatura. Trabalhar em ambientes pequenos, em dias muito quentes, sem ter um ar-condicionado, é algo extremamente desagradável e pode, de fato, diminuir a produtividade da equipe.
Mas não pense que isso é somente palpite, existe uma resolução da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a Resolução nº 9, a qual oferece orientação técnica em relação aos padrões de qualidade de ar interior, em ambientes de uso público e coletivo, como empresas, bancos, escolas, etc., climatizados artificialmente.
O documento oficial pode ser acessado clicando aqui, e nele é possível encontrar informações detalhadas com relação a qualidade do ar, valores máximos recomendados, padrões referenciais, dentre outras especificidades.
É imprescindível que os responsáveis por ambientes compartilhados, como grandes empresas, atentem-se a esses fatores, pois o que está em jogo não é somente o conforto dos funcionários, mas também a saúde deles, por isso, caso as determinações da Resolução nº 9 não sejam atendidas, a empresa pode ser notificada pelo Ministério Público do Trabalho.
O ideal é evitar transtornos e garantir o conforto térmico do ambiente de trabalho no qual você e seus funcionários estão inseridos. Se estiver pensando em instalar um sistema de ar condicionado ou sua empresa, ou se já possui um e precisa realizar a manutenção preventiva deste, contate a Hiperar!
Fonte: Web Ar-condicionado