COMO UM AR-CONDICIONADO FUNCIONA?
Você adora o seu ar-condicionado e não saberia como viver sem ele nos dias mais quentes, certo? Ok, mas será que você sabe qual é o funcionamento deste aparelho maravilhoso para refrescar ou aquecer o seu ambiente de trabalho e/ou residência? Não? Então vamos lá:
Existem quatro componentes básicos para o funcionamento dos condicionadores de ar, sendo eles:
Compressor
Condensador
Evaporador
Motor ventilador
O principal foco do ar-condicionado é, obviamente, condicionar o ar de um ambiente, oferecendo o chamado “conforto térmico”, por meio do resfriamento ou aquecimento de um ambiente, sendo que, em algumas circunstâncias o seu uso faz-se obrigatório, como em Laboratórios, Hospitais, CDP, cozinhas industriais, locais com muitos computadores em funcionamento, etc.
O funcionamento do aparelho é mais simples do que imaginamos: ocorre uma troca de temperatura, por meio da passagem do ar pela serpentina do evaporador que, por contato, sofre queda ou aumento de temperatura, de acordo com o ciclo que estiver sendo utilizado, baixando a umidade relativa do ar. Assim, quando a temperatura desejada é alcançada, é feita uma leitura através de um sensor localizado no evaporador. Este, por sua vez, desliga o compressor, de modo que o aparelho mantenha a temperatura. O compressor, que é o responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema, volta a ser ativado caso haja qualquer variação de temperatura no ambiente – por isso é aconselhado que, ao ligar o ar-condicionado, a porta seja mantida fechada, a fim de diminuir as variações.
Simples, não? No entanto, entender o processo de refrigeração e/ou aquecimento do ambiente não permite que você faça a instalação e manutenção preventiva do ar-condicionado por conta própria!
Se você deseja instalar um sistema de condicionamento de ar em sua empresa, ou realizar a manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado, entre em contato com a Hiperar. Nossos profissionais altamente capacitados podem dar conta disso para você, com qualidade e segurança!
Fonte: Adias