EMPRESAS PODEM SER MULTADAS SE NÃO GARANTIREM A LIMPEZA DO AR-CONDICIONADO
Limpar o ar-condicionado de sua empresa não é apenas uma questão de higiene, trata-se, também, de uma questão de saúde. Garantir um ambiente de trabalho limpo e saudável para seus funcionários é obrigação do empregador, sendo assim, se o ambiente possui um aparelho que condiciona o ar, este também deve fazer parte da regra.
Através da Portaria 3.523/98, o Ministério da Saúde determinou diversas regras que visam assegurar a qualidade do ar em ambientes climatizados. Em ambientes como empresas, hospitais, condomínios, etc., em que o ar condicionado é compartilhado por um grande número de pessoas a exigência é que se contrate um técnico especializado para realizar, periodicamente, a limpeza do aparelho. Além disso, a Anvisa possui a Resolução 176/00, que solicita a realização de testes periódicos, feitos pela vigilância sanitária, nos equipamentos de ar-condicionado, em ambientes públicos e coletivos, a fim de garantir que o ar não está contaminado e que o aparelho funciona corretamente e recebe manutenção. Em caso de descumprimento de tais exigências, a multa pode chegar a R$ 200 mil para o responsável.
No entanto, a motivação maior para realizar periodicamente a limpeza do ar-condicionado não deve ser a multa a ser paga em caso de descumprimento, e sim garantir a saúde e o bem-estar das pessoas que respiram o ar que está sendo condicionado pelo aparelho.
O ar-condicionado é um equipamento revolucionário, que traz uma maior qualidade de vida para as pessoas e auxilia, até mesmo, no rendimento dos trabalhadores, porém, é preciso que haja responsabilidade e cuidado na utilização dele. Seja consciente, realize a manutenção preventiva de seu aparelho com a Hiperar e evite transtornos!
Fonte: JE Online