+55 41 3332.4060

Notícias

20 de outubro de 2015 - às 13:33h49

6 CURIOSIDADES SOBRE O AR-CONDICIONADO

Post_hiperar_20-10-15

 

Que todo dono de ar-condicionado é apaixonado por esse aparelho maravilhoso, todos nós já sabemos, né? Mas será que você sabe tudo sobre o seu queridinho? Além de praticidade, eficiência e conforto, o ar-condicionado também é cheio de curiosidades que, provavelmente, você ainda não conhece! Então aproveite que reunimos 6 coisas interessantes e curiosas sobre esse aparelho e aprenda mais sobre:

 

O nome

 

Certamente você não fala o nome do aparelho corretamente, isso porque o nome certo é condicionador de ar! “Ar condicionado” é, na verdade, o ar que sai do aparelho e não o dito cujo e, logo, se ele condicionou o ar que saiu dele, ele é um condicionador de ar. Mas calma, o nome ar-condicionado já ganhou popularidade o suficiente pra tornar-se totalmente aceitável.

 

A temperatura ideal

 

Logicamente se o ar-condicionado é seu, você pode condicionar o ar na temperatura que você achar melhor, mas será que existe “a temperatura correta”? Na verdade, existe sim!

Pesquisas foram realizadas para determinar a temperatura adequada para o corpo humano, e esta é entre 23º C e 24º C. Claro, se você sente mais ou menos calor, pode ajustá-la de acordo com sua preferência, mas é interessante saber a ideal, para o caso de existirem mais pessoas compartilhando do ar condicionado do ambiente.

 

Parte interna e parte externa

 

Provavelmente é assim que você chama as duas partes do aparelho, né? Pois é, mas elas têm um nome correto! A parte interna que, obviamente, fica dentro do ambiente, chama-se evaporador, e a parte externa – que fica fora do ambiente – chama-se condensador.

 

O peso do ar

 

Isso mesmo, você não leu errado, o ar pesa sim! E o ar frio é mais pesado do que o ar quente, é por isso que a indicação é que o aparelho de ar condicionado fique no alto, pois dessa forma o ar frio descerá e se espalhará pelo ambiente. Lareiras ficam no chão exatamente pelo mesmo motivo. Legal, né?

 

O ar-condicionado não foi inventado para refrescar o ambiente

 

Quando o aparelho foi criado, a intenção era resolver um problema da indústria gráfica e não refrescar pessoas. Acontece que, em dias quentes, os papéis absorviam a umidade do ar e, por isso, as cores não fixavam e as imagens saíam borradas. Em 1902, um jovem engenheiro resolveu o problema, criando o ar-condicionado. O aparelho diminuía a umidade e, assim, as impressões saíam perfeitas.

 

A manutenção é necessária a cada seis meses

 

Não adianta esperar o problema aparecer, ou utilizar o ar-condicionado com pouca frequência e, por isso, achar que ele não precisa de manutenção preventiva!

Se os filtros do aparelho não forem devidamente limpos, profundamente, por um profissional qualificado, o aparelho pode ficar danificado e parar de funcionar de maneira correta. Não arrisque! Está na época de manutenção? Então é só contatar a Hiperar, nós contamos com uma equipe qualificada para realizar a manutenção preventiva do seu aparelho.

 

Fonte: Komeco